Público alvo
O evento é voltado para sociedade em geral e em especial aos Árbitros, Advogados, Mediadores, Administradores de Empresas, Empresários, Executivos, Profissionais liberais, Comunidade Acadêmica, Instituições de Arbitragem e Mediação, Órgãos e Entidades Públicas e Privadas, Terceiro Setor, entre outros.

PROGRAMA PRELIMINAR

Dia 09/junho/16 – 5ª. feira

Workshops

09:00 – Organização de Câmaras e Capacitação de Mediadores
Qual é o trabalho da instituição arbitral e de mediação na administração dos procedimentos? Qual a infraestrutura necessária?
• Caroline Costa
• Felipe Moraes
• Fernando de Oliveira Marques
• Jean François Teissere
• Rossana Fattori

14:00 – Novo CPC – Mediação como Pressuposto Processual
Quais são os impactos da mediação na administração do processo judicial? ?
• Carlos Vasconcelos
• Henrique Gomm
• Patricia Kobayashi

VIII Encontro Nacional de Arbitragem e Mediação

18:00 – Abertura do VIII Encontro
• Dr. Carlos Forbes – Presidente do CAM-CCBC
• Dr. Roberto Pasqualin – Presidente do CONIMA

18:15 – Palestra Magna – “Novos Tempos, Novos Desafios para o Acesso à Justiça”
• Emanuel Campello de Souza Pereira

19:30 – Jantar de Confraternização

Dia 10/junho/16 – 6ª. feira

09:00 – Arbitragem e Mediação nos Conflitos Societários e Empresariais
As empresas passarão a utilizar a Mediação? Vantagens e desvantagens da arbitragem e da mediação para os conflitos. Como as partes escolhem o método de solução de conflito? Quem toma a decisão para encaminhar o conflito à arbitragem ou à mediação?
• Flávia Bittar
• Frederico Straube
• Silvia Salatino
• Thiago Tuma

10:30 – Coffee break

11:00 – Arbitragem e mediação nos Contratos de Adesão (seguros, consumo, relações de trabalho e outros)
Como promover o equilíbrio e as boas práticas? Escolha do árbitro/mediador. Quem paga pelo procedimento? Os mutirões de conciliação são positivos?
• Ana Lúcia Pereira
• Arthur Laércio Homci
• Gabriela Assmar
• Thiago Rodovalho
• Vivien Liz

12:30 – Almoço

14:00 – Arbitragem e Mediação nos Conflitos Familiares e Sucessórios
É possível a arbitragem e/ou a mediação nos conflitos familiares e sucessórios? Para quais tipos de conflito? O papel dos advogados na mediação familiar.
• Alessandra Bonilha
• Antonieta Maria Ferrari Mileo
• Francisco Cahali
• Samantha Pelajo
• Soraya Nunes

15:30 – Coffee break

16:00 – Arbitragem e Mediação na Administração Pública
Há necessidade de procedimento especial para atender a administração pública? E a publicidade do procedimento, como resolvê-la? E os custos, quem paga?
• Andre Junqueira
• Beatriz Rosa
• Daniel Jacob Nogueira
• Francisco Maia
• Marcelo Vilela
• Maria Gabriella Pavlopoulos Spaolonzi

17:30 – Palestra de encerramento – A Mediação Judicial e o Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores – perspectiva do mediador e das câmaras de mediação
• Fernanda Levy

18:30 – Encerramento do VIII Encontro

Palestrantes

Advogada, especialista em Negociação pela Harvard Law School, em Governança e Planejamento Jurídico nas Empresas Familiares pela GV-Law. É mediadora certificada pelo “The Center Of Mediation in Law” – NY, capacitada pelo IMAB- SP e pelo Centro de Mediación Mediaras Argentina. É sócia da AMGULO – ASSESSORIA, MEDIAÇÃO, GOVERNANÇA DE LIDERANÇAS E ORGANIZAÇÕES. É diretora do CONIMA ( Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem), integra a Comissão de Mediação de Arbitragem da OAB/SP, é membro do GEMEP – Grupo de Estudos de Mediação Empresarial – CBAR. Integra o GEEF Grupo de Empresas Familiares da Direito GV/GV-Law e o quadro de Palestrantes da OAB/SP.

Advogada, especialista em arbitragem e mediação pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Árbitra em diversas câmaras: IMAB, CAE, CA-ACBahia, CA-ACDistrito Federal. Sócia da SPSA – Salomão, Pereira Sociedade de Advogados. Diretora geral do TAESP – Arbitragem e Mediação. Autora de diversos artigos publicados em revista especializadas de Arbitragem e Mediação, voltados para os contratos de adesão. Membro do CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem. Presidente do CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Arbitragem e Mediação – gestão 2009/2011 e 2011/2013.

Procurador do Estado de São Paulo, com atuação na Subprocuradoria Geral da Consultoria Geral, Mestrando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Participou a defesa do Estado de São Paulo em seus primeiros procedimentos arbitrais.

Juíza de Direito Titular da Vara de Juizado da Fazenda Pública de Belém, exercendo atualmente a função de Juíza Corregedora da Região Metropolita de Belém. Capacitação em Pós-graduada em Direito Processual Civil, Gestão em Políticas Públicas com ênfase no Poder Judiciário e Instrutora em Técnicas de Conciliação e Mediação pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça.

Mestre em Direito pela UFPA. Professor de Direito Processual Civil e Previdenciário e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do CESUPA. Professor Convidado ESA/PA e ESM/PA. Membro ANNEP e ABDPRO. Advogado.

Engenheira de Produção Mecânica, com MBA em “Tecnologia e Gestão de Geração Distribuída e Cogeração” e especialização em “Engenharia de Defesa IME-RJ”. Experiência em indústrias no Brasil e no Exterior, em projetos de infraestrutura e bens de capital. Atua como Árbitro e/ou Mediadora em diversas câmaras, tais como: CMA-IE, CMA-CIESP/FIESP, IMAB, IBDE, DRBF, CAE, CAM-FIEP, CAM-CCBC e CMS-SP. Ouvidora do CONIMA, membro do CBAr e das comissões de Mediação e de Arbitragem da OAB-SP 116ª Subseção Jabaquara-Saúde. Representante para a ONU da IFBPW perante a agência UNIDO–United Nations Industry Development Organization.

Advogado, palestrante, mediador, professor de negociação, mediação, arbitragem e hermenêutica jurídica, mestre em Direito das Relações Sociais (PUC/SP), Presidente da Comissão de Mediação e outros Métodos de Construção de Consenso do Instituto dos Advogados de Pernambuco, Diretor de Mediação e outros Mescs do CONIMA, membro do Conselho Diretor da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB/PE, Conselheiro Estadual da OAB/PE, autor de inúmeros artigos e da obra Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas, 4ª ed. São Paulo: Método.

Subsecretária Geral Adjunta do CAM-CCBC, Professora do curso de arbitragem do IMAB, Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Advogado. Sócio fundador do escritório Jacob & Nogueira Advogados. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas em 1998. Mestrado pela Universidade do Texas em Austin, em 2000. Conselheiro Federal da OAB. Menção Honrosa na Sessão de 2013 da Academia Internacional de Direito Arbitral (Paris). Fellow of the Chartered Institute of Arbitrators (FCIARB). Presidente da Comissão Especial de Arbitragem do Conselho Federal da OAB.

Nasceu em Natal (RN), em 28 de janeiro de 1981. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2008), Doutor em Direito pela PUC/SP. Atuou como assessor parlamentar da Câmara dos Deputados de 2008 a 2011. Em 2012 foi indicado pela Câmara dos Deputados para atuar como seu representante no CNJ, onde está no segundo mandato.

Advogado e Secretário Geral da CAMARB. Mestre em Direito Privado pela PUC Minas; Especialista em Direito Público. Professor da Pós-Graduação em Direito do IBMEC. Membro do Conselho Fiscal do CONIMA. Coordenador Regional do CBAr (Comitê Brasileiro de Arbitragem) em Minas Gerais.

Mediadora privada certificada pelo International Mediation Institute- IMI. Sócia-fundadora do Instituto D´accord. Integra o painel de mediadores das principais instituições de mediação do país. Doutora em Direito pela PUC/SP. Vice-presidente do Conima.

Advogado e Economista; Professor de Mediação e Arbitragem da Faculdade de Direito da PUC/SP; Diretor de Arbitragem do CONIMA; Coordenador da Primeira Arbitragem realizada com a Lei 9.307/96, em 1996.

Advogada, Sócia de Grebler Advogados. Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Especialização em Direito Arbitral, Internacional e Comercial Internacional pela Universitá degli Studi di Milano, Itália. Pós graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Membro da lista de árbitros de diversas instituições arbitrais brasileiras.

Mestre e Doutor em Direito Civil pela PUC-SP onde leciona na graduação e pós-graduação. Autor diversos artigos e do livro “Curso de Arbitragem” (RT, 5ª. Ed. 2015). Advogado e Consultor Jurídico.

Graduado em Engenharia Civil e Direito pela UFMG; Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, onde é professor convidado; Membro da lista de árbitros de câmaras arbitrais em MG, SP, RJ, PR e DF; Autor de livros sobre perícias, arbitragem e mercado imobiliário; Integrante das Comissões de Juristas do Senado Federal e do Ministério da Justiça para elaboração da Lei de Mediação e reforma da Lei de Arbitragem (2013); Presidente da Comissão de Conciliação e Arbitragem da OAB/MG (2016/2018); Secretário-Geral da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB Nacional (2013/2015); Vice-Presidente Jurídico da CMI-SECOVI/MG (2012/2018).

Advogado e Árbitro. Foi Presidente do CAM-CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil- Canadá) desde 2007 até 30 de abril de 2015, é membro do Conselho Consultivo do CAM – CCBC e do Conselho Consultivo do Institute for Transnational Arbitration (ITA), é Presidente do Capítulo Brasileiro, do Clube Espanhol de Arbitragem e Diretor do Centro de Mediação do SindusCon-Sp é membro do corpo de Árbitro de varias instituições brasileiras e estrangeiras.

Advogada e mediadora, com diploma de Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, LL.M. pela NYU e MBA em gestão empresarial (FDC). Foi pioneira da mediação de conflitos no Brasil, co-fundadora da Comissão de Mediação da OAB-RJ, vencedora do Prêmio Innovare 2009 – advocacia e co-autora da lei de mediação que entrou em vigor em dezembro de 2015. É Ombudsman do grupo Icatu Seguros.

Diretor Jurídico do Conima, Vice Presidente da ARBITAC, Advogado sócio Gomm Advogados Associados.

Sócio fundador do escritório de advocacia “Pacheco Neto, Sanden, Teisseire”, Secretário Geral da Diretoria e Diretor da Mediação da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras (CAE), Diretor de Relações Internacionais do Conselho Nacional de Mediação e Arbitragem.

Advogado. Sócio de Portugal, Vilela, Almeida, Behrens Advogados (Belo Horizonte/MG). Doutorando em Arbitragem pela Universidade Paris X (Nanterre) – França. Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB).

Especialista em Direito Administrativo. Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Direito Processual Civil. Mestranda em Direito ADministrativo. Professora assistente em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-Procuradora do Estado de São Paulo. Juíza de Direito, Titular da 13º Vara da Fazenda Pública da Capital. Integrante da Primeira Turma do Colégio Recursal da Fazenda Pública. Ex-assessora da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo – Seção de Direito Público

Secretária Geral Adjunta do CAM-CCBC, Advogada em São Paulo, Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo.

Advogada inscrita na OAB/SP sob nº 147.627, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 1996, MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Mediação e Arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas, Pós Graduada em Direito do Trabalho pela PUC/SP, Diretora Financeira do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA, Membro do Corpo de Árbitros e Mediadores do Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista – IMAP.

Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OABRJ, Professora Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos da PUC-Rio, Conselheira Consultiva do Instituto MEDIARE, Mediadora Sênior do TJRJ.

Advogada, Mediadora e Case Manager no CAM-CCBC, responsável por procedimentos de arbitragem e mediação.

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Advogada, Mediadora Certificada pelo ICFML, Instrutora em Mediação Judicial pelo CNJ, professora de Negociação, Conciliação, Mediação e Arbitragem e Coordenadora do NPJ da UNINASSAU, Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/PE, Diretora de Desenvolvimento e Superintendente Regional do CONIMA, Coordenadora Regional do CBAr.

Professor-Doutor da PUC|Campinas. Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP, com Pós-Doutorado no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Membro da Lista de Árbitros da CAM-FIEP, do CAESP, da CARB, da CAE, da CBMAE, do CEBRAMAR, e da ARBITRANET. Membro do IASP, do IDP, do IBDP, e do CEAPRO. Autor de diversas publicações no Brasil e no exterior (livros e artigos).

Advogado, Mestre em Direito Internacional Privado, Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/PA, Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem do Pará – CMAP, Diretor de Desenvolvimento Socioeconômico do Conselho de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Ananindeua – CONJOVE/ACIA, Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr.

Graduada pela PUC/SP (2001); Pós-Graduada (Direito Contratual) pela PUC/SP (2005); Mestre em Direito Civil pela PUC/SP (2006). Mediadora em diversas Câmaras privadas e autora e co- autora de diversos artigos e livros.

Local:

Hotel Atrium Quinta das Pedras: Rua Dr. Assis, 834, Cidade Velha – Belém – Pará